RECREAÇÃO E RECREIO DINÂMICO: POSSIBILIDADES DE UM FAZER PEDAGÓGICO EM UMA ESCOLA CIDADÃ EM PRESIDENTE KENNEDY-ES
Abstract
A pesquisa buscou investigar os aspectos pedagógicos do e como ocorre o recreio na
escola. Para embasar a pesquisa, foram utilizados, como referencial teórico, os
estudos de lazer, recreação e escola de Nelson Carvalho Marcellino, juntamente com
o quadro teórico sobre o tema, abordando as feições educativas do lazer, assim como
suas contribuições para o desenvolvimento integral do educando. A metodologia da
pesquisa utilizada enquadra-se como qualitativa, tendo como sujeitos da pesquisa
alunos e educadores da EMEIF Vilmo Ornelas Sarlo, em Presidente Kennedy-ES, os
quais responderam a questionários para coleta de dados. A partir da análise dos
instrumentos de coleta, observou-se que as crianças gostam da presença de um
adulto na hora do recreio, apenas para questão de segurança, mas preferem brincar
de forma livre. Quanto aos profissionais, observou-se a necessidade de um material
que os auxiliasse na construção de um recreio mais proveitoso pedagogicamente para
as crianças. As categorias de análise elencadas pela pesquisa foram divertimento,
interação e descanso, cuja análise indica que as práticas de lazer utilizadas na escola
atuam de forma a empobrecer o aspecto educativo do lazer, apontando para a
relevância de um material educativo que auxilie os coordenadores no
desenvolvimento de práticas recreativas. Espera-se que este trabalho levante a
reflexão dos profissionais da educação e suscite novos trabalhos nesse campo de
interesse. Como produto educacional, foi elaborado um guia para recreação dinâmico.