LEITURA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E AS ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO ENTRE TEXTO E LEITOR NAS TURMAS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
Esta dissertação aborda sobre as estratégias de interação entre leitor e texto no
processo da leitura de Histórias em Quadrinhos (HQs), na prática em sala de aula. A
pesquisa teve caráter qualitativo pautado na pesquisa-ação, na versão de Barbier
(2007) e Thiollent (2011), na qual a pesquisadora atuou como professora mediadora
da compreensão leitora. A coleta de dados foi efetuada em uma escola da rede
pública, localizada no Sul do Estado do Espírito Santo, com alunos do Ensino
Fundamental II, nas turmas do 7º ano. O objetivo desta dissertação foi entender a
importância das estratégias de interação na relação entre leitor e texto no processo
da leitura de Histórias em Quadrinhos na prática da sala de aula. Para isso foi
realizada uma oficina de leitura de HQs e aplicado um questionário. A análise do
conteúdo coletado foi à luz de teóricos como Solé (1998), Kleiman (2000), Santos
(2001), Lajolo (2004), Eisner (1999), Ramos e Vergueiro (2018), Postema, (2018),
Cirne (2000) e Ramos (2009). E esses autores foram suporte para a produção de uma
cartilha com oficinas de leitura de HQs. Em relação ao desenvolvimento da pesquisa,
optou-se por abordar a relação entre texto e leitor e aplicar as estratégias de leitura,
com base na concepção de Solé (1998) e Kleiman (2012). As análises indicaram que
as estratégias de leitura permitem ao discente posicionar-se de maneira efetiva e
reflexiva para lidar com o texto e compreendê-lo. Tendo como pressuposto que as
HQs possibilitam à criança conhecimentos sobre as linguagens visual e escrita,
pesquisou-se, então, como ajudar os educandos a interagirem com o texto usando
estratégias de leitura. Portanto, com base nos resultados encontrados, acredita-se
que esta pesquisa contribui para que o educador crie situações de aprendizagem a
partir do uso das HQs, ferramentas que contribuem para alcançar a autonomia leitora,
bem como, corroboram para a compreensão de diferentes contextos, além de
inúmeras linguagens e estratégias que podem ser exploradas pelo educando.