O CUSTO CONTÁBIL SOBRE A ÓTICA DAS REGRAS DE CUSTEIO POR ABSORÇÃO. UM ESTUDO DE CASO DO CUSTO ALUNO NA ESCOLA DORA ARNIZAUT SILVARES
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Date
2014-12-01Author
Dos Santos, Ingred Barbosa
De Almeida, Israel Francisco Petronetto
Siqueira, Maria Julia Santos Gomes De Lima
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Neste trabalho apresentam-se os resultados de pesquisa realizada na escola
Dora Arnizaut Silvares, localizada noMunicípio de São Mateus, sobre o custo-aluno
na modalidade de ensino fundamental (1ª a9ª Série). Os Municípios, sob as regras
da Lei de Responsabilidade Fiscal devem destinar um percentual nunca inferior a
25% das receitas oriundas de impostos à educação, e para isto é salutar conhecer a
realidade das Instituições de Ensino sob a sua tutela.A pesquisa procurouresponder
aos seguintes questionamentos: De posse das receitas destinadas a educação, o
Município está considerando corretamente os custos educacionais por aluno da rede
de ensino para poder aplica-las? Mais ainda: como os métodos e ferramentas da
contabilidade de custo, contribuem para a otimização dos recursos disponíveis para
educação?Os resultados da pesquisa mostram que existe desconexão entre os
gastos com educação e o real custo/aluno, sendo que para sanar esta, fazem-se
necessários ajustesna metodologia de apuração para que se tracem por parte da
Secretaria Municipal de Educação parâmetros adequados de gestão para as
unidades escolares.
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