A LEITURA DE CONTOS INFANTIS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA
Abstract
Tavares, Lenilza Cardoso. A LEITURA DE CONTOS INFANTIS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2022.
O presente trabalho versa uma abordagem sobre a contribuição da leitura de histórias infantis no processo ensino aprendizagem das crianças; o sistema educacional brasileiro demonstra a existência das dificuldades da educação, principalmente quando analisados o desempenho dos educandos em relação a escrita e a leitura; tendo como justificativa pela temática em como devolver as crianças o gosto pela apreciação de um conto literário. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, pautada em uma direção de desenvolvimento pedagógico exploratório visando compreender, pesquisar e abordar as formas das práticas de ensino e aprendizagem da leitura, destacando a importância do desenvolvimento de práticas que envolvam o ato de ler, atribuindo grande importância desse estímulo no processo formativo de alunos leitores; finalizando com uma pesquisa exploratória em que foi aplicado um questionário investigativo a um quantitativo de 06 professores, fechando com a análise de dados e a construção de um e-book traçando o objetivo de colaborar para uma nova visão a respeito da realização da contação de histórias na educação Infantil e as contribuições da realização desta prática no desenvolvimento da criança. Durante o percurso de investigação, foram utilizados como fontes bibliográficas livros, artigos científicos, teses e dissertações, a fim de buscar compreender o processo das práticas de leitura de contos infantis no intuito de dar sentido e legitimar as inquietações que deram início à definição do problema: como os docentes avaliam a importância dos contos infantis como práticas de leitura nas Creches-Escolas em relação ao processo de ensino aprendizagem das crianças da educação infantil. Sendo notório na análise de dados, que os entrevistados possuem um olhar direcionado para a importância do uso das histórias infantis nas práticas diárias, reconhecendo a relevância para o desenvolvimento das aprendizagens, construção do conhecimento, da identidade, das emoções e na formação de novos leitores. O objetivo eleito como central ao estudo, conhecer a importância que os docentes atribuem à leitura de contos na educação infantil, foi amplamente atingido, permitindo conhecer a importância que os docentes atribuem à leitura na educação infantil.